domingo, 16 de maio de 2010

RÁDIO JORNAL NA COPA

Programas transmitidos da África
Publicado no Jornal do Commercio de Recife em 16.05.2010
A programação da Rádio Jornal durante a Copa do Mundo deste ano será show de bola. Isso porque o Escrete de Ouro acompanhará tudo o que rola no país africano com os comunicadores Geraldo Freire, Ednaldo Santos e José Silvério apresentando seus programas diretamente da África do Sul. Outro destaque é a nova tecnologia digital que os técnicos usarão para a cobertura dos jogos, já que o sinal será enviado via Embratel, garantindo uma comunicação sem ruídos, e servirá como teste para a Copa de 2014, no Brasil.
A emissora iniciou a transmissão das copas na Argentina, em 1978, com uma equipe própria e, desde então, cobriu todos as edições do torneio. Em 90, na Itália, Geraldo Freire já apresentou o Supermanhã direto do país europeu e repetiu o formato em 2006 na Copa da Alemanha, com um ar mais informativo às transmissões. Em 2010, além de Geraldo Freire, a equipe terá o reforço de Ednaldo Santos, que comandará, do continente africano, os programas Rádio cidadão e O balanço da notícia (de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h) e o Domingo esportivo (domingos, das 12h30 às 14h30) e também de José Silvério, que assume o programa Noite livre (de terça a sexta-feira, das 20h às 23h).

De acordo com o diretor-executivo das rádios do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Paulo Fernandes, na Itália, o Supermanhã foi transmitido parcialmente. “A partir da Copa da Alemanha, nós fizemos uma programação integral com Geraldo e nesta Copa da África do Sul, além do programa de Geraldo, os de Ednaldo e de José Silvério, teremos o de Maciel Júnior (Fórum esportivo, toda segunda-feira, das 20h às 23h).”

O diretor explica ainda que, nos dias de jogos, alguns programas não serão transmitidos no mesmo horário como, por exemplo, o programa Rádio cidadão. “Teremos jogos às 15h30 até o dia 29 de junho. Por este motivo, Ednaldo fará o programa mais tarde, ou seja, assim que terminar as transmissões das partidas. A resenha que seria de 18h às 19h, passa a ser de 20h às 21h. Logo em seguida, entra José Silvério. Por causa da diferença no fuso horário de 5 horas, a transmissão já acontecerá na madrugada lá. Quando Silvério começar às 21h no horário de Brasília, já serão 2h da madrugada na África do Sul. Em compensação, a programação da manhã com o Supermanhã, a partir das 7h30, ou às 12h30 da África. Sendo assim, todos terão tempo para dormir e descansar”, pontua.

A equipe da Rádio Jornal contará na sua transmissão, além de um setor de produção, com um estúdio instalado no International Broadcast Center (IBC), que é o espaço destinado às emissoras de rádio e TV para transmitir os jogos da Copa. “A resenha da JC/CBN, das 11h às 12h, será transmitida direto do IBC, quando não tiver jogo”, adianta Paulo Fernandes.

Já para as matérias de rua, José Silvério e Pedro Silva buscarão muitas informações sobre o mundo da bola e acompanharão a expectativa dos torcedores brasileiros, principalmente, nos dias de jogos da seleção brasileira dentro e fora dos estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário