quinta-feira, 27 de março de 2008

A Vida

Vou agraciar todos vc's com mais um Texto de Mário, espero que gostem!

A VIDA

“E a vida? E a vida o que é?
Diga lá meu irmão!”

Poderíamos conduzir o leitor a formular conceitos filosóficos acerca do tema proposto. Mas a complexidade referente ao assunto encontraria variantes mediante a opinião que cada um tem daquilo que idealizamos como vida.
Idealizar. Essa é a palavra chave da temática. Muitos de nós idealizamos projetos que colocaremos como imprescindíveis dentro do capítulo que trata da nossa auto-realização. A vida em toda sua essência talvez esteja traduzida em gestos simples, tão singelos que às vezes não conseguimos ver. Basta olharmos a importância da vida para a lagarta que ainda não se libertou do casulo, ou observarmos a dedicação dos animais na preservação de seus filhotes.
A vida é de cada um, ou seja, temô-la em nossas mãos. Para os mais espiritualizados a vida é a manifestação da divindade, enquanto o materialismo a define como uma faculdade da matéria que de alguma forma adquiriu consciência. Há ainda, àqueles que condicionam suas existências a outras pessoas, anulando, dessa forma, qualquer ideal de crescimento e evolução.
É imperioso que tenhamos em mente que a vida é algo único e que a valorização do viver nos dá o prazer de comungar com o exterior. Vejamos as pessoas que tomamos como ícones da humanidade, elas exalam o doce perfume do prazer de viver, tudo isso porque tinham o cuidado em aprender com as mínimas coisas e por terem a certeza que até mesmo as situações mais felizes tinham um fim, bem como as dificuldades nunca durariam para sempre.
Viver no mundo contemporâneo não é fácil, por revelar-se um exercício de constante convivência. É preciso que aprendamos a conviver pacificamente com nós mesmos, para que assim, repassemos o melhor para todo aquele que, de uma forma ou outra, a vida põe em nosso caminho. Viver em harmonia íntima é buscar o equilíbrio entre o intelectual e o moral, entre sentimento e emoção, é antes de tudo um plano que deve ser estabelecido em prol da coletividade na edificação de um mundo melhor.
Antes de se perguntar o que é a vida, busquemos nos escaninhos da mente, nos porões da alma a resposta concreta, livre de idealizações egoístas que apenas nos levam a formas miraculosas e simplistas de uma falsa felicidade. Lembremos sempre que a vida é alegria e brilho para todo aquele que busca iluminar-se e uma luta no escuro para aqueles que ainda não compreenderam que viver é plantar para o outro colher.


Muita paz!!!!!!!!!!!

Mário Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário