domingo, 28 de março de 2010

Rádio Jornal na Copa outra vez

Publicado no Jornal do Commercio de Recife em 28.03.2010

Já imaginou unir o maior torneio esportivo de futebol do mundo com uma transmissão exclusiva e em tempo real? Pensando nisso, a equipe Escrete de Ouro da Rádio Jornal prepara-se para cobrir a Copa 2010, realizada pela primeira vez na história em um país africano: a África do Sul. De todas as rádios do Recife, a Rádio Jornal é a única que detém os direitos de transmissão dos jogos e terá um canal exclusivo 24 horas, ligando os estúdios da emissora com a Central de Imprensa da competição. Ao todo, dez profissionais irão garantir uma transmissão de primeira qualidade aos ouvintes pernambucanos.

Segundo o diretor executivo das rádios Jornal e JC/CBN, Paulo Fernandes, a equipe transmitirá inicialmente todos os jogos do campeonato e depois apenas acompanhará os jogos da seleção brasileira e dos seus futuros adversários. “De 11 a 29 de junho, iremos transmitir os jogos todos os dias e a partir das oitavas de final, acompanharemos os jogos do Brasil e dos times que a seleção enfrentará”, explica.

Sobre o credenciamento da equipe que vai cobrir o campeonato, Fernandes adianta que tudo será feito pela Federação Internacional de Futebol Association (Fifa): “A quantidade e a aprovação é determinada pela Fifa, respeitando os direitos de transmissão que compramos da Rede Globo”. Esse credenciamento define quais profissionais dos diversos veículos mundiais podem entrar no IBC (Internacional Broadcast Center) – espaço destinado às emissoras de rádio e TV – para transmitir os jogos da Copa.

A equipe que vai à África é composta pelos narradores, Roberto Queiroz e Aroldo Costa, os comentaristas Maciel Júnior e Ralf de Carvalho, os repórteres José Silvério e, Pedro Silva, o técnico Fabiano Lopes, e os comunicadores Geraldo Freire e Ednaldo Santos, que darão um formato mais informativo na grade da emissora. Essa nova metodologia trabalhada pela Rádio Jornal desde a Copa da Alemanha, em 2006, será um plus na transmissão esportiva. A Rádio Jornal transmite os campeonatos mundiais desde 1978, na Argentina.

Hoje, a emissora já conta com um boletim esportivo diário sobre a Copa do Mundo, sempre às 18h40, sob o comando do repórter Pedro Silva e a partir de abril vêm mais novidades por aí.

“Em abril, começaremos a transmitir a resenha esportiva Rádio Jornal na Copa aos domingos, sob o comando da equipe Escrete de Ouro. Em maio, passará a ser diária. No dia 8 de junho, iremos realizar a resenha diretamente da África do Sul, das 23h às 0h”, pontua Paulo Fernandes, diretor executivo das rádios do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

COPA

Com 32 seleções, entre elas as campeãs mundiais Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, França e Uruguai, a Copa do Mundo de 2010 chega com fama de entrar para a história como a melhor copa de todos os tempos. Contará com a participação dos melhores jogadores do mundo na atualidade como, por exemplo, Messi (Argentina), Kaká (Brasil) e Cristiano Ronaldo (Portugal). Enquanto a equipe Escrete de Ouro da Rádio Jornal se prepara para entrar com tudo na transmissão do torneio, a delegação da África do Sul já veio ao Brasil para divulgar o evento e convidar o povo brasileiro para visitar o país. Com a delegação, estava também o mascote do mundial: o leopardo Zakumi. Os jogos serão realizados de 11 de junho a 11 de julho, às 8h30, 11h e 15h30. As partidas do grupo do Brasil serão transmitidas nos dois últimos horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário